Faculdade de Odontologia de Araraquara - FOAr

A criação da Escola de farmácia e Odontologia de Araraquara, em 2 de fevereiro de 1923, fez parte de um conjunto de empreendimentos da Prefeitura Municipal de Araraquara no período de Bento de Abreu Sampaio Vidal, presidente da Câmara Municipal e líder de prestígio político.  Sua fundação não teve caráter estritamente político, pois a prefeitura não a assumiu totalmente, ficando a responsabilidade de sua criação e organização para um grupo de pessoas da sociedade local, dotadas de poder econômico, que constituíram uma Associação, sem fins lucrativos, presidida pelo então Bento de Abreu Sampaio Vidal.
O primeiro exame de admissão, assim chamado na época foi realizado em 2 de abril de 1923 no qual concorreram 60 candidatos, sendo que 29 foram aprovados.

 

Título 2

A prefeitura forneceu o prédio para o seu funcionamento e um “gabinete dentário” para as aulas práticas. A Câmara Municipal autorizou a atribuição de duzentos contos de réis para as despesas da Escola e Bento de Abreu efetuou, em Paris, a compra de equipamentos de laboratório e material para a biblioteca. Como instituição particular, esteve submetida inicialmente à legislação estadual e após reforma ocorrida em 1931, passou a ser regida por legislação federal. 

Em 10 de junho de 1948, a Escola passou a chamar-se Faculdade de Farmácia e Odontologia e em 22 de janeiro de 1955, foi incorporada ao Estado pelo Governador Lucas Nogueira Garcez. Posteriormente, com a criação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), pela Lei no. 952, de 30 de janeiro de 1976, a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara foi desmembrada em duas unidades que hoje fazem parte do Câmpus de Araraquara da UNESP, a Faculdade de Odontologia e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara.

A Faculdade de Odontologia de Araraquara conta atualmente com 90 docentes, 140 servidores técnico-administrativos, 385 alunos no curso de graduação e 239 alunos em cursos pós-graduação stricto sensu e 6 residentes da Residência Multiprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, tendo graduado até o presente momento mais de 4.800 cirurgiões-dentistas para prestação de serviços na área da saúde bucal nas diversas regiões do país.

Para mais informações, acesse: https://www.foar.unesp.br/

Dados retirados do site da Faculdade de Odontologia de araraquara

DÚVIDAS ?

Entre em contato conosco preenchendo o formulário