Apresentação/TRABALHO

CONFIRA AQUI OS TRABALHOS APROVADOS, LOCAIS E HORÁRIOS PARA A APRESENTAÇÃO:

DOWNLOAD AQUI

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS


32ª Jornada Acadêmica da Faculdade de Odontologia de Araraquara UNESP

    Poderão ser inscritos para apresentação na 32.a JAFOA, trabalhos de pesquisa ou casos clínicos, nas modalidades oral ou painel, desde que concluídos.
  A submissão do Resumo será realizada, exclusivamente, no site eletrônico da 32.a JAFOA (www.congressofoar.com.br), até a data limite de 23 de agosto de 2019. Não serão aceitos Resumos fora do prazo de inscrição. O envio do trabalho deverá ser feito concomitantemente ao pagamento (boleto, cartão de débito ou crédito), que terá o valor de R$65,00 por trabalho (oral e/ou painel). Após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição, o autor correspondente receberá um e-mail de confirmação da inscrição e do envio do seu trabalho. 
   Os trabalhos selecionados para apresentação serão divulgados no site do congresso no dia 16 de setembro de 2019. Não haverá devolução da inscrição se o trabalho não for aceito ou apresentado.

APRESENTAÇÃO ORAL 


    As apresentações orais dos trabalhos ocorrerão em sessões previamente agendadas e informadas ao autor correspondente, por e-mail. Acontecerão nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2019, e o horário será enviado por e-mail.
    O autor disporá de 10 minutos para apresentação e 05 minutos para debates. Haverá disponibilidade de multimídia em todas as sessões. Para compor as diferentes sessões, os trabalhos serão agrupados, sempre que possível, respeitando a Área de Interesse indicada. Em cada Sessão Oral haverá um discente responsável da comissão organizadora da JAFOA, além da Comissão Julgadora. A Comissão Julgadora será composta por Docentes e Pós-Graduandos da Unidade.
    Os certificados serão enviados aos autores imediatamente ao final da apresentação.
    

 

MODALIDADE PAINEL


    Os trabalhos serão explanados com painéis impressos nas dimensões máximas de 170 com (altura) x 90cm (largura). O título deve ser idêntico ao utilizado no resumo inscrito. Abaixo do título e com letras menores devem aparecer os nomes dos autores, na mesma sequência utilizada na inscrição, além do departamento, instituição, cidade e estado. O apresentador obrigatoriamente deverá ser o primeiro autor do trabalho e deverá ser identificado por foto no canto superior direito do painel.
     Todo o conteúdo deve estar em português e organizado em tópicos: introdução; objetivo; material e método; resultado; e conclusão. Este conteúdo não deve ser cópia do resumo. É recomendado o uso de ilustrações e o mínimo necessário de texto. O painel deve ser autoexplicativo. Referências bibliográficas não são obrigatórias. 
    São informações obrigatórias no corpo do painel o apoio financeiro (modalidade, agência de fomento e processo) e o parecer de aprovação na Plataforma Brasil (CAAE), quando houver. 
    A duração de cada Sessão de Painéis é de 02 horas e será informada aos interessados por email. O autor deverá permanecer junto ao Painel para responder às questões do avaliador da Comissão Julgadora. Após este período, o aluno poderá circular pela sessão para conhecer os demais trabalhos apresentados. 
    Será estabelecido um tempo máximo de 05 minutos para que o autor faça a explanação do seu painel para a Comissão Julgadora, que será composta por Docentes e Pós-Graduandos da Unidade.
Os certificados serão enviados aos autores imediatamente ao final da apresentação.
    

 

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO


    O título deve estar em português e em negrito, com no máximo 120 caracteres (sem contar espaços) e refletir o objetivo do estudo, somente com a primeira letra da frase em maiúscula.
    Abaixo do Título, colocar os nomes dos autores por extenso (sem abreviatura), com destaque para o sobrenome (em letras maiúsculas), separados por vírgulas. O primeiro autor deverá ser, obrigatoriamente, o apresentador do trabalho. Os autores deverão ser de no máximo 8 (oito). Adicionar a instituição e o email do autor correspondente, a quem todas as correspondências e certificados devem ser endereçados.
    O resumo deve apresentar, no máximo, 1650 caracteres (sem contar espaços), estruturado em seções: introdução; objetivo; material e método; resultado; e conclusão. Nenhuma abreviação ou referência (citação de autores) deve estar presente.
Nos campos correspondentes, indique o apoio financeiro (modalidade, agência de fomento e processo) e o parecer de aprovação na Plataforma Brasil (CAAE), quando houver. Indicar ainda 03 Descritores (palavras-chave), separados por ponto e vírgula, identificando o conteúdo do trabalho. Para a seleção dos Descritores, os autores devem consultar a lista de assuntos do MeSH Data Base (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh) e os Descritores em Ciências da Saúde - DeCS (http://decs.bvs.br/).
    É obrigatório declarar as Áreas de Interesse do Trabalho (até 03 áreas), que podem ser: Odontopediatria, Atenção Básica/Preventiva/Saúde Coletiva, Clínica Integrada, Ortodontia, Periodontia, Diagnóstico Bucal, Cirurgia, Urgência, Endodontia, Dentística, Prótese Fixa, Prótese Removível, Prótese Total, Anatomia, Fisiologia, Histologia/Embriologia, Genética, Microbiologia, Bioquímica, Imunologia, Radiologia, Patologia, Ergonomia/Biossegurança, Materiais Odontológicos, Ética/Bioética/Odontologia Legal, Oclusão, Implantodontia ou outras áreas afins. 
     O autor ainda deve indicar, nos campos correspondentes, a modalidade de apresentação (painel ou oral) e o tipo de trabalho (pesquisa ou caso clínico).
    O resumo deve ser digitado no Template presente no site do congresso e salvo em PDF, sendo anexado no local indicado. 
    Erros nos nomes dos autores ou no texto serão de responsabilidade destes, portanto, confira antes de enviar o Resumo, pois não serão feitas novas emissões de certificados, nem alterações no Anais.

 

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS RESUMOS


    Somente serão aceitos os Resumos que respeitarem rigorosamente as normas aqui descritas. Ainda, serão considerados os seguintes critérios de avaliação na seleção dos trabalhos para apresentação na 32.a JAFOA:


- Resumo: será avaliada a qualidade do resumo. Inclusão de tópicos como objetivo, metodologia/procedimento clínico, resultados, conclusão. Coerência entre título, objetivo e conclusão. Qualidade da redação, se clara e objetiva;


- Originalidade do Tema: será considerado se o tema proposto é inédito (tema que verse sobre conceitos ainda polêmicos e que necessitem de mais evidência) ou não;


- Metodologia – Conduta Clínica: se a metodologia (pesquisa) ou o tratamento realizado (casos clínicos) foram selecionados e realizados de forma coerente, utilizando-se da melhor tecnologia/técnica possível.


- Embasamento Científico: avaliado pelo resumo do assunto proposto e coerência entre metodologia e discussão.

 

RESULTADOS E PREMIAÇÃO


    Todos os trabalhos receberão certificados, desde que tenham sido apresentados, os quais serão enviados por e-mail para o autor correspondente cadastrado no ato da inscrição. 
Aos melhores trabalhos apresentados, por Área de Interesse e de acordo com os critérios de avaliação, será atribuída uma Menção Honrosa que será anunciada na cerimônia de encerramento da Jornada. Nesta ocasião, o certificado de Menção Honrosa será entregue para o autor ou co-autor do trabalho, e também será enviado por e-mail para o autor correspondente.
    Todos os RESUMOS apresentados serão publicados na Revista de Odontologia da Unesp (ROU - ISSN 1807-2577), em momento oportuno, após o término da JAFOA.

 

DÚVIDAS ?

Entre em contato conosco preenchendo o formulário ao Lado